Home Livros Para Francisco

Para Francisco

 

Um livro Para Francisco e para você

Um homem tem morte súbita, dois meses antes do nascimento do seu único filho. Assim nasce o livro Para Francisco, inspirado no blog de mesmo nome. Escrevi tentando entender e explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos pela viúva e mãe que, no caso, sou eu. Movida pelo amor e pela falta, movida pelo sonho de transformar e eternizar. E por uma ânsia da em falar para Francisco sobre seu pai, sobre o mundo e sobre mim mesma.

Perder quem amamos é morrer um pouco. Queremos fugir, perder a memória, emprestar outra vida. Qualquer coisa que nos salve do horror de sentir que alguém foi amputado de nós. Eu era a mãe mais feliz. Eu era mulher mais triste – uma dor que parecia fadada a nunca mais terminar. Escrever foi minha máscara de oxigênio. E quando minhas palavras conseguiam fazer o outro vestir o que eu sentia, uma espécie de alquimia transmutava dor em sorriso. “Para Francisco” fez nascer minha escrita e me ajudou a renascer do luto.

Para Francisco – Edição especial 10 anos depois

Publicado pela primeira vez em 2008, o livro está de volta às livrarias em edição especial, marcando os dez anos de história. A nova versão foi ampliada, trazendo cartas publicadas no blog depois do primeiro livro editado, e também as “francisquices”, historinhas engraçadas do meu filho. Uma delas parece resumir o sentido do livro: “Se a gente construísse a máquina do tempo, eu ia encontrar meu pai Guilherme, né, Mamãe?” O livro “Para Francisco” é mesmo uma espécie de máquina do tempo. Capaz de entregar para o filho o pai que faz mais falta nos momentos alegres. E pronto para despertar o leitor para emoções essenciais e universais, num misto de realidade e poesia.